25 de julho de 2014

Trinity e Química bélica



No luneta desta semana da química eu resolvi dar uma sugestão de leitura pra vocês (bem incomum não é?), mas calma não será nada enfadonho. Isso porque vocês não lerão textos acadêmicos ou resumos e sim GN!

Mas o que é GN?
GN é a sigla usada para graphic novel, ou traduzindo, romance gráfico que é basicamente um livro que conta uma história de volume único (ou poucos volumes), os chamados One-shot. Geralmente as GN se referem ao publico adulto por retratarem de assuntos mais maduros, com ideias mais fortes, mas geralmente uma analise mais critica mostra isso em diferentes personagens como a perca do materialismo no final da saga do tio patinhas.

Você conhece algum deles?




E onde que entra a semana da química nisso?
Bem, se você tinha alguma dúvida com a produção da bomba atômica, elas serão sanadas em Trinity. Com um traço realista e diálogos verdadeiros de personagens verdadeiros, A GN mostra todo o clima que foi feito em cima da primeira bomba atômica, especificando a criação da bomba como descoberta química e como arma de governo.




Trinity também é um incentivo para você que tem curiosidade do assunto mas não quer se debruçar a livros mais avançados ou volumosos...Mas não pense que isso significa que Trinity é superficial, pelo contrário, com uma hora você lê a obra e se sente no mínimo o drama dos cientistas que descobriram a arma isso sem falar das explosões que são bem feitas e realísticas. Confesso que quase cheguei a ouvi-las tamanho o envolvimento emocional e político que se desenrola na trama.

Os traços são simplesmente incríveis

Trinity também desmitifica qualquer conto de fadas, ela vai na teoria atômica, explicando o porque da bomba funcionar e explodir. A Graphic novel acaba sendo um incentivo a mais para se especificar no assunto.

Um agradecimento especial ao meu grande amigo-irmão Nathan que me indicou esta excelente obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: