13 de julho de 2014

Dark Side: Lua




Bem vindos ao dark side, essa tag é usada para mostrar fatos tidos como inexplicáveis ou assustadores que, na realidade, partem apenas de um não conhecimento mais aprofundado sobre o assunto em questão. Finalizando a semana da astronomia o usina cita três assuntos que pouca gente tem conhecimento e que assustam algumas pessoas: O eclipse da lua, O lado oculto da lua e a lua sangrenta.


O Eclipse da lua.

Seria o apocalipse? A destruição dos mundos? Um castigo de deus? Uma divindade comera o satélite ou ele foi atingindo por um corpo tirando da trajetória original?

Isso pode parecer loucura agora, mas muitas pessoas pensavam assim antigamente. Como o eclipse lunar não ocorre muitas vezes e nem dura muito tempo, aparecer um poderia significar a vinda de um inimigo para a guerra, doenças, pestes, presságios, punições divinas e muito mais.

Mas tudo o que pode ocorrer nessa data poderia acontecer em qualquer outra: não tem nada relacionado com o eclipse lunar. Durante o evento o céu fica escuro como se fosse lua nova e depois de um tempo a lua reaparece. Simples não? Mas como isso acontece?

Da mesma forma que a lua gira em torno da Terra, este gira em torno do sol. Tanta coisa girando junto (existem bem mais que apenas esses corpos e muitos outros movimentos) tem que se encontrar uma hora ou outra. E se encontra! Se a Lua estiver entre o Sol e a terra formando o ângulo correto ela consegue cobrir a luz do astro-rei. Como a luz do sol é muito intensa e se espalha num angulo maior, o arranjo dos dois corpos nos dá a impressão de um grande anel de fogo! Isso parece fantástico, mas você também pode fazer. Para fazer o pseudo eclipse solar você vai precisar de: uma fonte luminosa e uma tampinha de garrafa (ou qualquer outra coisa redonda, se não der vale o dedão mesmo). Aponte o objeto ou o dedo frente ao foco de luz e... Pronto isso é o eclipse. Parece meio sem graça, mas quando olhamos a proporção astronômica é que ficamos maravilhados: mesmo que não exista um intervalo de tempo bem definido é praticamente impossível que você veja o eclipse solar total no mesmo ponto duas vezes na sua vida!

Viu como é fácil fazer um eclipse!?

Mas e se ao invés da lua, a Terra ficasse entre o sol e a lua? O sol faria com que a terra projetasse uma sombra que cobriria tudo atrás do planeta, onde estaria a lua. Exatamente isso é um eclipse lunar! Não tem nada de monstruoso, apenas uma sombra gigante no meio do universo por um tempo. Nada de apocalipse é só a Terra querendo chamar atenção.

O lado oculto da lua.

Devido a rotação da lua durar quase um dia terrestre vemos sempre o mesmo lado da lua. E o outro lado o que tem? A resposta é inacreditável aos olhos de muitos: sondas da NASA com projetos secretos, monstros, corpos de soldados que sumiram em expedições secretas, alienígenas das raças mais macabras. Existe também uma parte que guarda um laser do governo que pode destruir qualquer ponto da Terra quando bem quiser.

Claro que não andarilhos. O que existe do outro lado da lua é a mesma coisa do lado de cá (risos), mas é exatamente igual? Não, mas nenhuma sonda potencialmente destrutiva ou alguma raça Seleniana que possa destruir a Terra.

Com vocês o outro lado da lua!

O que acontece é que o outro lado tem mais contato com o universo por assim dizer. É como se o lado voltado para nós fosse protegido justamente por estar assim. O lado de “fora” é metralhado por asteróides e acaba parecendo bem mais desgastado, é mais escuro, e só. Nada de sondas alienígenas ou raças macabras (ao menos não na lua). Tudo tranqüilo hein gente!


Lua sangrenta.

Essa aqui é a mais complicada de se abordar. E isso começa por causa de religião. A bíblia sagrada aponta... Bem eu não sou religioso e fica complicado de apontar alguma coisa então vou copiar direitinho aqui o que há no site ágape reconciliação.

“Estou apresentando algo sucinto baseadas informações obtidas no site de John Hagee, mas muito mais de Mark Blitz, estudioso das organização chamada Nossas Raízes Hebraicas.

A Tétrade de Luas Sangrentas, normalmente aparecia perto ou ao redor de um acontecimento significativo na nação de Israel e o seu povo. Pois Israel se move como relógio de Deus. A Páscoa é a primeira festa estabelecida por Deus.

Quem está chamando a nossa atenção, neste momento, não são os pregadores, nem profetas, mas um grupo de homens mais preparados cientificamente da NASA que apresenta algo que irá acontecer no meio dos astros. Estão prevendo a tétrade, a aparição dos quatro Luas Sangrentas, intermediada por um Eclipse Total do Sol..

O profeta Joel diz: "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR. E acontecerá que todo aquele que invocar o nomedo SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu." Joel 2:28-32 E o apóstolo Pedro cita esta profecia em Atos 2:17-21”


Ou seja, nos dias que existirem lua sangrenta alguma catástrofe acontece e o pior disso é que cada um dos dias da lua sangrenta cai num feriado religioso. Mas o fenômeno é natural, existe desde que o mundo é mundo e bem antes dos humanos pensarem em existir.

Isso tudo na verdade é um tipo de eclipse. Como hoje é o Dia do rock vou aproveitar e usar a imagem de um dos álbuns mais consagrados da história do rock: The Dark Side of the Moon do Pink floyd!



O efeito da capa é chamado de refratação da luz, vocês devem se lembrar disso devido ao arco-iris. Pois bem, pensem agora num eclipse da lua normal a lua já está se alinhando para ser coberta pela sombra da Terra a luz do sol está ótima e será um eclipse perfeito, mas algo dá errado (ou seria certo?), a luz do sol bate num ângulo perfeito e acaba por refratar as luzes do sol. Teoricamente o arco Iris gigantesco seria exibido, mas o vermelho é a cor de maior comprimento de onda, isto é, é a cor que se propaga mais rápido e esta acaba sendo mostrada num objeto capaz de refleti-la: a lua!

Dificilmente se obtém o efeito de vermelho sangue mesmo, geralmente a lua sangrenta é acobreada!

A luz vermelha torna-se uma sombra de eclipse e nada mais que isso. A lua vermelha é um acontecimento lindo e deve ser analisado como um espetáculo do universo, ainda ocorrerão muitas luas vermelhas até que nossa galáxia seja destruída, devemos apreciar a beleza do evento e não associar a lua cor de sangue com massacres na história. Afinal que culpa tem a lua se o ser humano é cruel? A lua vermelha nem imagina que o vermelho pra nós põe medo, assusta ou fere.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: