20 de junho de 2014

Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia

Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia é o tema da nossa luneta radioativa. O filme é uma dramaturgia dos eventos que ocorreram três anos antes em Goiânia envolvendo o isótopo radioativo do césio. A história começa exatamente com os relatos da população: dois homens vão a uma clinica abandonada a procura de objetos de metal para serem vendidos numa sucata. Lá eles encontram uma peça de aproximadamente 100 quilos, constituída de chumbo. Eles levam para a casa de um deles e após mexer na peça desmontam-na, separando uma peça de aço com um orifício de uma moeda de um real. Ao virar essa peça eles encontram pequenas pedrinhas azuis e daí os efeitos da radiação do césio começam a aparecer aos poucos, sendo confundidos com mal estar por má alimentação. Na sucataria as tais pedras de césio fazem mais sucesso pela sua radioatividade (Parte da energia emitida em forma de luz (fótons), o resultado é uma luz azul muito forte, causando curiosidade a todos), devido a morte de alguns passarinhos que foram expostos a tal luz, a mulher do sucateiro começa a suspeitar sobre o tal objeto.
Acompanhe no decorrer da história como se deu esse desastre que foi um dos maiores acidentes radioativos do mundo fora de usinas nucleares.



Tempo: aproximadamente 95 minutos.
Português-Brasil.
Vídeo: 5/10
Áudio: 7/10

Obs: esse foi o melhor link que achei, sendo remasterizado e com qualidade melhorada. Como o filme é de 1990 (24 anos atrás) é compreensível que tenha uma qualidade não muito boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: