22 de julho de 2014

Armas Químicas


Aviso: as imagens dessa postagem são fortes.

O homem é apegado ao seu território desde que os nômades deixaram de existir no período pré-histórico. De lá pra cá o homem adquiriu uma relação de lar, tornando o seu ambiente uma imagem de toda a população. Com o tempo a necessidade de expansão se tornou cada vez mais evidente e inúmeras guerras foram travadas, infelizmente numa guerra qualquer tática usada é um avanço e daí surge a ciência bélica.

Com o avanço da química, novas armas foram sendo feitas: com capacidade de serem indetectáveis, rápidas, mais efetivas, e de imporem uma imagem de avanço intelectual. Sob este cenário que a semana da química começa falando de armas químicas!


Primeiro de tudo eu quero quebrar a idéia de que uma arma química é uma coisa extremamente avançada e que só os cientistas mais renomados conseguem tal proeza. Isso aconteceu pra o descobrimento da bomba atômica, mas do jeito que as coisas estão avançadas qualquer um pode fazer uma arma química (você pode, por exemplo, apertar o desodorizador de ar na frente de um isqueiro. Ai está seu lança chamas! Só não repitam isso em casa dizendo que viu num blog de um universitário certo?).

Um dia desses aqui em casa eu fui escalado pra lavar o banheiro –atividade que eu repudio mãe, deixando bem claro mesmo- e lavando as coisas eu joguei água sanitária em excesso e o cloro presente se acumulou no ar. Nos primeiros 5 minutos eu senti uma coceira no nariz (aquelas que parecem ativar a serotonina, que dá vontade de coçar) e segui na limpeza; com cerca de 10 minutos eu já comecei a tossir como se estivesse num fumódromo; com 15 minutos parecia que eu estava no topo de uma montanha: eu puxava o ar com as fossas nasais, mas parece que não tinha oxigênio. Corri pra abrir a porta do banheiro e depois vi que o cloro impossibilita a troca de gás com os alvéolos pulmonares, certamente após uns 45 minutos no banheiro eu já teria desmaiado num estado de pré-coma ou morto por asfixia.


A primeira guerra mundial.

Já que estamos falando da minha experiência trágica com limpeza de banheiros, vamos começar pelo gás do elemento culpado por tudo isso. O gás cloro.


Nome: Gás Cloro (codinome militar: CL)
Cor: amarela esverdeada
Dano: Possui um odor “urticante” para as narinas e olhos, em longo prazo mata por asfixia.
Características: É muito denso, logo fica próximo do solo. Além disso, pode ser decomposto em produtos explosivos em contato com o amoníaco.
Prevenção: se afastar do local o mais rápido possível, evitando contato com alimentos e/ou bebidas contaminadas. Oxigênio úmido, traqueostomia temporária

Nem preciso falar mais nada não é? O único ponto positivo (frente aos demais) é que ele pode ser facilmente percebido. Está sendo usado na síria, segundo ativistas contra o governo.


Nome: Gás Fosfógênio (codinome militar: CG)
Cor: INCOLOR/ levemente amarelada
Dano: Por si só não faz nada demais (a não ser por ser sufocante como outro gás), mas quando decomposto resulta em acido clorídrico, um composto extremamente corrosivo e dióxido de carbono.
Características: É sorrateiro, só começando a agir dois dias depois no corpo (quando inalado) e uma baforada do gás (concentração de QUATRO partículas por milhão) já é capaz de matar um humano adulto. Além disso, em quantidades como a da baforada ele possui um aroma de feno cortado o que chamamos de aroma do campo.
Prevenção: Não há.

Esse é 18 vezes mais forte que o cloro. O ponto mais cruel do gás é que muitas pessoas ao sentir o gás no corpo corriam para tomar banho, o mesmo reagia com o oxigênio produzindo acido clorídrico e matando (ou lesionando) muitas pessoas.



Nome: Gás Mostarda (codinome militar: HD)
Cor: INCOLOR (puro)/ amarelo ou marrom
Dano: assim como os anteriores causa lesões na pele, além de cegueira e rompimento dos vasos sanguíneos.
Características: o gás na verdade é liquido, oleoso e pouco solúvel em água. Os que não são infectados na hora apresentam coceiras na região exposta de 6 a 24 horas depois, na pele surgem verrugas com liquido amarelo, estas são as queimaduras químicas.
Prevenção: Estudam-se sobre corticosteróides.

Esse acima de tudo consegue se ligar ao DNA humano, com isso ele é potencialmente cancerígeno mesmo que inalado em pequenas quantidades. Devido a destruição de vasos sanguíneos uma pessoa, quando exposta ao gás puro, morre entre 4 à 5 minutos, virando uma bola de sangue.

A segunda guerra mundial



Nome: Gás Cianidrico (codinome militar: AC)
Cor: INCOLOR
Dano: combina-se com a hemoglobina impedindo a troca gasosa.
Características: Forte penetração, extremamente inflamável e um delicioso aroma de amêndoas.
Prevenção: Na2S2O3, o composto reage com o gás formando sulfocianeto que é atóxico e é eliminado pela urina

Uma curiosidade interessante é que o gás era usado como agente suicida! Quando ingerido o cianeto de potássio ele reage com acidez do estomago formando o HCN, o líder nazista Goering tomou um comprimido desses e morreu antes de ser enforcado.



Nome: Soman (codinome militar: GD)
Cor: INCOLOR
Dano: sistema nervoso através da inibição da enzima colinesterase
Características: Alta lipossubilidade,
Prevenção: Não há



Nome: Sarin (codinome militar: GB)
Cor: INCOLOR
Dano: sistema nervoso do mesmo processo que o Soman
Características: Sarin é 500 mais potente com o cianeto matando em 1 minuto.
Prevenção: atropina e pralidoxina

A morte por esses dois compostos é horrenda: devido enzima inibida os estímulos musculares começam a agir desenfreadamente fazendo os órgãos contraírem até a exaustão sendo estrangulados.



Nome: Tabun (codinome militar: GA)
Cor: INCOLOR
Dano: Lacrimejamento, pupilas pequenas, dor nos olhos, salivação e suor excessivo, confusão mental, alterações de ritmo cardíaco e pressão sanguínea
Características: possui odor fraco e foi descoberto acidentalmente enquanto Gerhard Schrader pesquisava sobre inseticidas.
Prevenção: Não há

Esse é dois em um. Quando exposto ao fogo pode originar cianeto. Um acidente desastroso para a ciência.



Nome: S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato (codinome militar (comum): VX)
Cor: INCOLOR
Dano: em doses pequenas, dor ocular, vomito, sonolência e baixa freqüência cardíaca. Em doses altas, convulsões, perda de consciência, morte.
Características: absorvido pela pele e pelos olhos age de uma a duas horas terminando em morte.
Prevenção: atropina e pralidoxina

VX é um dos mais perigosos pela durabilidade de sua ação no ambiente (sendo maior que todos os outros anteriores e pela absorção pela pele e água.

Guerra do Vietnã:

 


Nome: Agente laranja
Cor:-
Dano: destruição das folhas das árvores
Características: quando ingerido parece provocar mutações cancerígenas já que há relatos de filhos com severas mutações como crânio piramidal
Prevenção: -

O poder da arma parece ser inofensivo, mas sua capacidade cancerígena é alarmante. Além disso a destruição das folhas das árvores gera um grave prejuízo ambiental.



Nome: Napalm
Cor: -
Dano: Carbonizante, capaz de destruir músculos e fundir ossos. A ação aderente dificulta ainda mais a retirada e a queima da gasolina produz monóxido de carbono.
Características: é uma mistura de gasolina com uma resina chamada napalm, retirada da palmeira.
Prevenção: -

Napalm é uma forma no mínimo macabra de destruir um adversário. O poder aderente parece ser mais uma forma de tortura do que de eliminar o alvo em si.

Essas foram às principais armas criadas com a utilização do avanço em química, umas por engano e outras com o objetivo já fixo. Seja como for a função das armas é destruir inocentes, com a função de amedontrar as nações adversárias. Esse tipo de avanço a química é desprezível para muitos, mas há de se perceber que os compostos químicos não pensam, não tem intenção de matar, tão pouco querem nos atingir. Os responsáveis em fazer o mal não são os elementos e sim que de forma direta ou indireta manipula-os


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: