27 de dezembro de 2014

Pensamento, observação, matemática!

Depois de vasculhar muito o YouTube, achei uma palestra que transmite claramente a função primeira da matemática: uma ponte de ligação entre o pensamento filosófico e a observação crítica.



"O instrumento, que faz a mediação entre a teoria e a prática, entre o pensamento e a observação, é a matemática. Ela constrói a ponte de ligação,e a faz cada vez mais confiável. Por isso, é que toda a nossa presente cultura, na medida em que se aplica à penetração intelectual e à instrumentalização da natureza, tem sua base em matemática. Já disse GALILEU: só pode entender a natureza aquele que aprendeu a sua língua e os caracteres pela qual ela nos fala; essa linguagem é a matemática, e seus caracteres são as figuras matemáticas. KANT declarou: "eu afirmo que em cada ciência natural há tanta ciência verdadeira quanto haja conteúdo matemático. " Na verdade, nós não dominamos a teoria na ciência natural, até que tenhamos extraído seu núcleo matemático e o tenhamos deixado completamente nu. Sem matemática, a astronomia e a física de hoje é impossível; estas ciências se resolvem, em suas partes teóricas, diretamente em matemática. Estas, como inúmeras outras aplicações, dão à matemática a autoridade de que goza junto ao público em geral.

Apesar disso, os matemáticos se recusaram a deixar as aplicações servirem de valor de medida para a matemática. GAUSS fala do encanto mágico que fez da teoria dos números a ciência favorita dos primeiros matemáticos, para não mencionar a sua riqueza inesgotável, no que ela ultrapassava todas as outras partes da matemática. KRONECKER comparou os matemáticos que se ocupam da teoria dos números com aqueles que comem a flor de lótus que, quando provam a iguaria, não podem mais ficar sem ela. Com impressionante clareza, o grande matemático POINCARÉ se levantou contra TOLSTOY, que tinha sugerido que fazer "ciência pela ciência" é tolice. As realizações da indústria, por exemplo, nunca teriam ocorrido se a mentalidade prática existisse sozinha e se esses avanços não tivessem sido perseguidos por tolos desinteressados. A glória do espírito humano, disse o famoso matemático JACOBI de Königsberg, é a finalidade única de toda a ciência.

Não devemos acreditar naqueles que hoje, com expressão filosófica e tom deliberativo profetizam a queda da cultura e caem no Ignorabimus. Para nós, não existe Ignorabimus, e em minha opinião também não nas ciências naturais.
Em oposição ao tolo Ignorabimus ofereço nosso slogan:

Nós precisamos saber,
Nós vamos saber." 

Texto traduzido do alemão e mandado pelo usuário CCFT Working Group que detem todos os direitos da tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: