6 de setembro de 2014

Nitinol, o metal experimental!

Durante o avanço das ciências, diversas ligas metálicas foram desenvolvidas. O nitinol (níquel de titânio) é uma liga onde os dois componentes que o nomeia está quase na mesma medida de porcentagem.

Mas o que o nitinol tem de interessante (além de ser um forte candidato a ser um objeto das minhas pesquisas acadêmicas)?

O nitinol tem duas características muito interessantes: efeito térmico de memória e superelasticidade, as duas lidam com a temperatura do material.



O efeito térmico de memória é a capacidade do nitinol de sofrer deformação em certa temperatura, e então recuperar sua forma original após ser aquecido acima de sua "temperatura de transformação".

já a superelasticidade é um efeito que acontece em um intervalo de temperaturas mais estrito, logo acima da temperatura de transformação. Neste caso, não é necessário aquecimento para causar a recuperação da forma original, e o material exibe enorme elasticidade, cerca de 10-30 vezes a de um metal comum.

Os fluxos de temperatura são esses:


Legal não é? pense no estudo dessa estrutura e imagine o quanto essa maleabilidade pode ser aplicada reduzindo os impactos de reciclagem? Fique ligado no usina e descubra mais sobre os metais que estão em nossa vida por toda parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: