13 de dezembro de 2014

As cinco piores tragédias espaciais

O vídeo acima mostra os cinco maiores desastres da exploração espacial, mostrando que antes do sucesso das tecnologias, as vezes muitas vidas são perdidas. Outras vezes nem todos os possíveis erros são revistos...

Tradução

Em 5º lugar: Asfixia no caminho de volta - Soyuz 11 

Em 6 de junho de 1971 foi lançada a Soyuz 11, tripulada por Georgui dobrovolski, Viktor Patsayev e Vladislav Vólkov. A nave espacial se acoplou a estação Salyut, se manteve operando durante 23 dias em orbita e logo começou sua viagem de volta a Terra. 

Em 30 de junho a cápsula aterrizou com sucesso no Cazaquistão, mas todos os astronautas foram encontrados sem vida. A investigação mostrou que a tripulação (que carecia de trajes espaciais) havia falecido por asfixiamento devido a um furo na cápsula. 

Em 4º lugar: Incêndio na cápsula - Apolo 1 

A história da exploração da lua pela estadunidense Apolo começou com uma tragédia. No dia 27 de janeiro de 1967, um mês antes do lançamento previsto, um incêndio começou dentro da cápsula, devido a um curto circuito durante a simulação de lançamento. Os astronautas Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee faleceram.

Em 3º lugar: O fracasso de Columbia - Columbia 

A nave espacial Columbia se desintegrou quando efetuava a reentrada na nossa atmosfera. O acidente ocorreu no Texas em 1 de fevereiro de 2003 e os fragmentos foram projetados a uma velocidade de 20000 km/h. Os sete astronautas morreram no ato. O desprendimento de um pedaço do isolador térmico durante a decolagem foi a causa do acidente. 

Em 2º lugar: O terrível acidente - challenger

A nave Challenger, operando desde 1983, havia cumprido 9 voos com sucesso quando no dia 28 de janeiro de 1986 estava indo rumo ao décimo. Passados 73 segundos desde sua decolagem, a nave explodiu numa imagem aterradora frente ao público. 

A cabine continuou intacta e caiu no oceano. Ao menos três de seus ocupantes permaneceram conscientes depois da explosão e o resto perdeu a consciência devido a falta de oxigênio. Contudo, aqueles que pudessem ter sobrevivido a explosão morreram quando os pedaços da balsa colidiram com a água. A tripulação era formada por Francis 'Dick' Scobee, Michael J. Smith, Ronald MacNair, Ellison Onizuka, Gregory Jarvis, Judith Resnick e Christa Corrigan McAuliffe (professora que iria pela primeira vez dar uma aula de história pelo espaço) 

Em 1º lugar: Laika, o primeiro ser vivo no espaço

O primeiro ser vivo enviado ao espaço sideral foi a cadela Laika, que foi lançada a bordo da nave soviética Sputnik-2 em 3 de novembro de 1957. A nave não dispunha de sistema de regresso ao planeta, ou seja, a pobre cadelinha estava condenada a morrer no espaço. 

A cadela morreu depois de 5~7 horas da decolagem devido ao estresse e ao superaquecimento, tal vez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave, apesar de tudo, a experiencia mostrou que um organismo pode sobreviver no espaço e suportar condições de gravidade zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: