27 de dezembro de 2014

Feliz Aniversário Usina!


Chegamos enfim ao aniversário de um ano do blog!
Caramba passou tudo muito rápido e eu vou tentar dividir essa postagem especial em alguns tópicos certo gente? vamos lá!

1 - Como tudo começou de verdade:

Pra começo de conversa eu tenho que falar de uma coisa que eu gosto de escrever: poemas. Quando criança tiravam sarro de mim por escrevê-los (comecei aos 7), muitos me julgavam de maneira preconceituosa e alguns chegaram até a rasgar umas páginas de alguns poemas que eu escrevia e depois de até meu pai brigar comigo (hoje em dia ele trata de maneira bem diferente) eu simplesmente parei, desenvolvi raiva de escrever e perdi toda o estímulo em ler. Depois que eu entrei na faculdade e conheci essas pessoas ai embaixo, comecei a ver o aulas de filosofia e desenvolvi a vontade de escrever um só texto, e logo depois fiz um poema (nem sei o porquê) e, para minha surpresa, fui elogiado e encorajado a escrever mais. Isso me fortaleceu a ponto de finalmente chamar o que eu escrevia (até então textos), em poemas. De tanto escrever e ver o sucesso do Lucas, pensei em fazer um blog e o Aniki simplesmente me deu uma surra psicológica dizendo uma simples frase: Se você posta é por que quer que vejam. Isso me fez pensar e eu acabei colocando o blog até então sem nexo para começar a funcionar de fato.

A próxima mudança foi depois de muitos amigos começarem a falar que eu explico bem as coisas, e, principalmente, eu decidir ser um pesquisador, eu me senti na vontade de disseminar o conhecimento científico, botar pra quem as vezes não sabe que gosta da ciência (devido a jaula que é o colégio) a forma mais dinâmica possível. Mas eu tinha voltado a escrever poemas e claro que não poderia parar agora, eu não conseguiria, ai eu fui apresentado ao Carl Sagan e...cara! eu comecei a ter esse senhor como inspiração. Passei a querer misturar ciência e poema e assim nasceu o singularidade! como a matéria bruta estaria no notação científica, tive que planejar divulgar a ciência com materiais visuais (Luneta radioativa) e por textos de conhecedores mais profundos, afim de dar um interesse aos leitores, ou devo dizer andarilhos? hahahahaha.

O Usina acabou começando a fazer parte de mim, postar começou a ser algo rotineiro e prazeroso na minha vida. Muitas vezes era, por que não, revitalizante escrever os poemas, os textos bases e procurar as imagens. Madrugadas eram entardeceres eternos onde eu sempre me sentia motivado a escrever mais e mais. E esse desejo só aumentava quando alguém visualizava ou comentava. Que venham muitas outra experiências com o Usina!

2 - Para onde vamos? ou melhor como vamos?

Essa pergunta é bem interessante de responder. Existirão algumas mudanças no blog a partir do ano que vem e eu quero deixar algumas coisas já avisadas aqui:

Interface a alto nível: Não teremos uma mudança drástica no Usina, esse adorado amarelo continuará ai lindo para mostrar todo a radiação do Usina! Entretanto alguns elementos mudarão, talvez o logo do blog, a tag das postagens e que tal uma nova fonte? a imagens terão a mesma aparência tanto no facebook quanto aqui no Usina, para dar uma uniformidade melhor.

Poemas: Os meus poemas se concentram uma quantidade não determinada de parágrafos, com quatro linhas cada nas rimas AABB, tentarei agora escrever rimas de outras formas como ABAB, ABBA, X(uma rima para todo o texto)BBCC, AABBCC e etc. O que pretendo é mudar é evitar o mesmo olhar para cada poema.

Quantidade de posts: Infelizmente a minha vida acadêmica está ficando mais densa e terei que mudar de 3 semanas para duas de frequência bimensal (duas semanas seguidas ou quinzenal).

Temas: Essa é a noticia mestre do Usina...Quando comecei a postar, escolhi os três assuntos que mais gosto (Astronomia, Química e Matemática) para dar um norte. No meio do Ano comecei a ver que ideia poderia se tornar maçante e, em outubro, comecei a ficar sem inspiração para alguns assuntos, foi dai que pensei em terminar o ano e estabelecer isso: A partir de agora trataremos de ciência e não apenas desse trio! Agora, Biologia, Física, Filosofia também entram no grupo. 2015 que aguarde termodinâmica, magnetismo, filósofos antigos, vírus, história evolutiva e muito mais!

3 - Agradecimentos:

Eu gostaria de citar aqui algumas das pessoas mais especiais na minha vida e a contribuição de cada uma no Usina:

Nathan (Aniki)
Sabe amigo tipo melhor amigo? Que você conversa quando tá bem, mal, com dor de cabeça, cansado, soltando fogos ou simplesmente querendo desabafar? Aquele amigo que curte as mesmas músicas, que fala sobre muitas coisas que você sempre teve uma visão e achou que ninguém mais tivesse? Que conversa contigo até as duas da manhã e quando você tá indo ele fala "vai não mano, tá cedo" e por isso você fica mais uma hora conversando porque simplesmente tem vontade de ficar ali? Aquele amigo que planeja junto, que debate e que sempre te ensina algo em cada conversa? Aquele amigo que parece que a dor/alegria dele é a sua e vice-versa?Aquele amigo que você escolheu para assumir o papel de irmão? A resposta para todas essas perguntas é: Nathan. Eu não tenho irmão de sangue de verdade, mas se eu tivesse um eu queria que fosse igual ao Aniki, e como irmãos do coração nós já somos hehehehe. 

Foi graças a ele que eu abri os olhos para a transformação do andarilho radioativo para o Usina, aliás ele fez totalmente sem obrigação e apenas pela nossa amizade toda a interface do blog. Cada detalhe disso tudo surgiu das mãos dele, algumas semanas da matemática e algumas dicas de cada coisa foi tudo ele. 

Em especial eu devo muito a esse cara, e se hoje eu vejo um futuro na minha vida e cogito em ser pesquisador, é graças a ele. Muito obrigado por tudo esse ano meu grande irmão. Tu é foda Aniki! Abração forte e conta comigo sempre!


Erione
Dona do mundo, deusa do povo (hahahahahaha)
Grande amiga-irmã Erione! Uma das pessoas mais doces e iluminadas que eu já vi, É o tipo de pessoa que só de ver você já se sente contente. Mais que uma amiga é uma conselheira e praticamente uma mãe com todos os seus amigos, tudo de bom minha amiga e obrigado por cada poema lido. Seus elogios sempre foram ouvidos e me renovaram para a vida cotidiana. É um fluxo de amizade leve e ao mesmo tempo repleto com todas as cores da existência, obrigado por tudo grande amiga.

Cláudia
Lhiiiiiiiiienda XP
Grande amiga-irmã Claudinha! Uma das pessoas mais gentis e adoráveis que eu já conheci. E extremamente inteligente viu? Não sabe o tanto que eu aprendo contigo! Nossa amizade é extremamente preciosa para mim e se renova a cada momento do ver e observar, desde as conversas verbais até aquelas com o olhar. Não sabe a alegria que era ver na tela do seu computador, nos momentos lives, o Usina na tela! Obrigado por tantos conselhos dados e todo o tempo investido na nossa amizade.

Ps: a imagem tá numa qualidade não tão legal, mas a gente sabe que você é linda ;)

Lucas
Eterno imperador Pedro chaminha!
Aprendi muito nos debates contigo, e pude até começar até gosto por política (embora que não morra de amores, vejo muita importância em estudar e se manter informado sobre isso). Obrigado por grande parte do tempo investido pro Usina, em divulgar com os seus amigos e principalmente em organizar toda a ferramenta que liga o Usina ao blog. Uma das Semana da astronomia foi ao ar graças a sua brilhante ideia. Obrigado pela força com o blog e tantas outras coisas.

4 - Considerações finais

Embora eu tenha citado quatro pessoas, tem muita gente que frequenta o blog e muitas pessoas eu nem sequer conheço. Deixo o meu agradecimento a cada um de vocês e prometo continuar trabalhando com o ritmo do blog. Por ultimo eu quero fazer um pré anuncio de um trabalho paralelo ao meu. Um blog de poemas não relacionados a ciência em si, andarilhos e andarilhas conheçam o:


Nenhum dos meus poemas quando eu era criança tinham titulo, no dia que destruíram meu caderno eu estava fazendo o exato quadragésimo sétimo poema, como nunca terminei ele resolvi chamar o blog de poemas (sem título) com no número do tal poema! Ele ainda está numa versão inicial, mas já está no ar gente.

Obrigado mais uma vez a todos e encontro vocês aqui no próximo aniversário do Usina! Forte abraço e feliz 2015 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: