29 de junho de 2014

Amigo

O que significa a palavra amigo? O melhor o que significa ser um amigo? Eu devo antes de tudo contar a verdade dos fatos, meu ser por alguma razão estranha está irrequieto, meu riso não se faz mais como antes e muitas das atividades que eu tenho hábito de fazer se tornaram pouco atraentes, até ai eu seria apenas mais um paciente com depressão a não ser por dois pequenos detalhes, eu estou procurando ler mais e estou apaixonado pela idéia de pensar, admirar o meio a minha volta e definir algumas coisas que pairam incessantemente em minha cabeça. Resolvi começar, de maneira epicurista com o sentimento mais forte que eu tenho em mim: a amizade.

Talvez, como muitos possam vir a pensar, tudo isso seja besteira e eu esteja caindo no fardo de falar se amigos por não possuir uma namorada, que isso é burrice e que quando eu tiver uma companheira eu vou sanar parte desse lado. Bem eu não acredito nisso, eu sempre gostei de ter amigos, mas nunca tive. Estranho esse pensamento não é? Gostei de algo a vida inteira, mas não tive. Lembro que muitos me zoavam bastante e pensei que por tudo ficar tudo bem no final das contas, eu de fato, tinha amigos, lembro quando eu caí e abri o queixo e pensei que já que alguns disseram que tava sangrando eu tinha amigos, lembro de quando eu estava triste e alguém abraçava e depois simplesmente ia embora e nisso eu pensava que tinha amigos e poxa, nada disso é ter amigos. Eu nunca tive no caso amigos?

Não pretendo me alongar sobre fatos irrelevantes da minha vida, se isso já não fiz, mas pensei em mil pretextos para pensar em o que constituí um amigo para mim. Chamam de muitas maneiras: cara, man, velho, irmão, mano, parceiro, e alguns xingamentos. Mas o que nutre um amigo? O que me fazer respirar aliviar ou sentir meu coração mais calmo a ver um rosto de uma pessoal qualquer e identificá-la como amigo? É um deposito, amizade em sua primeira instancia é um depósito, primeiro disso tudo você se auto-analisa e vê que tipo de pessoa você é: introvertido, falante, sorridente, pensativo, calado, sério, analítico, criativo, formal, informal. Mas por favor, veja o que é de verdade, não leve características falsas pra si mesmo por que isso pode acabar te atraindo pseudoamigos. Experiência própria, eu tantas vezes coloquei adjetivos em mim que para muitos eu era uma pessoa, mas apenas meu interior sabia que eu era outra coisa completamente diferente. Depois que você se auto-analisa e vê suas características você simplesmente vive. Nada mais. Pronto. Até ai é só você por você mesmo, mas um dia, um momento, num determinado ponto do continuo espaço-tempo, você conhece uma pessoa: mais novo, mais velho, homem, mulher, negro, branco, pobre, rico, esquerdista, direita, doente, são, introvertido, falante, sorridente, pensativo, calado, sério, analítico, criativo, formal, informal, você conhece alguém e que talvez nem saiba explicar o porquê mas você encontra alguém com quem vai agir da mesma forma que agiu com todo mundo: você vai repassar sua educação, contar piadas bobas, falar de jogos que nunca gostou (e maioria adora), vai conversar sobre comidas favoritas, vai ser você mesmo no fim das contas. E vai se abrir um pouco, do mesmo jeito que todo mundo te conhece.

Então todo mundo é teu amigo? Sério isso foi uma pergunta? Não, sem dúvidas quase ninguém é seu amigo, parabéns se você acha que tem 10, 15, 30 amigos, mas na verdade se você tiver sorte você tem, num sei uns quatro? Três? Um só? Bem você pode até achar que é pouco, mas quando você olha em volta e vê tanta falsidade, hipocrisia e como o mundo tenta te moldar para ser do jeito que ele quer. Você encontra uma pessoa que vai te tratar diferente, seja por ser extremamente parecida com você, ou por ser muito oposta.

O que fica de mais obvio é que ninguém vai ser igual a você: não espere alguém que aceite tudo 100% ou que decore, faça 100% do que você fala: amigo briga mesmo, amigo se desentende mesmo, mas é assim. Se o que torna a amizade em primeira instância é depositar coisas boas, sentimentos positivos, o que torna amizade em segunda instância é como o outro vai reagir frente a isso. Se ele começa agir como você, ele no mínimo simpatiza por você, ai você pode começar a pensar em ter uma amizade. Eu acredito que você pode conhecer um amigo em situações extremamente contrastantes e uma delas vem do ato mais sincero do corpo: o choro. Quando a janela da alma fala e você consegue não expressar mais nada é porque você está sem defesas, sem armadura, quem quer que esteja perto de você está lhe vendo com você realmente é. E se você consegue chorar na frente de uma pessoa qualquer e essa retribui lhe consolando (isto é partilhando parte da dor) ou chorando também, significa que ela confia em você a ponto de ficar sem barreiras, a ponto de se mostrar de verdade. Talvez você ainda não tenha um amigo ainda, mas com toda certeza você está bem mais próximo do que imagina.

A última instância é a mais cruel para o ser humano: aceitar as coisas como elas são e não como você quer que seja. Se seu amigo quer ir pra um show de uma banda não tão legal e você sabe que ele vai pra outro show logo em seguida de uma banda que vocês dois adoram. Você pode tomar duas posturas: ou você o encontra pra ir ao segundo show, ou você vai com ele no segundo E NO PRIMEIRO. Ai é que ta o segredo da coisa: se você vai ao segundo é por que você quer ir e pronto, tanto faz ir só ou ir com ele. Agora se você vai no primeiro, você ta indo pra fazer companhia a ele (tudo bem que você só curte uma música), você está indo pensando na companhia do seu amigo, você está cedendo, uma das coisas mais difíceis de se fazer no âmbito profissional, imagine no pessoal. Quando você trata uma pessoa estimando ela a tal ponto de fazer uma coisa que talvez nem curta tanto e essa recíproca é verdadeira, BINGO! Vocês tem um ao outro como amigo.

Ai é que ta o problema da amizade, as vezes você adora a pessoa como seu amigo e ela não ta nem ai ou não faria a você nem metade do que você faz a ela, então você não é amigo dessa pessoa. Isso por que amizade exige, antes de qualquer coisa, mutualidade. Você nunca é amigo de uma pessoa que não é sua amiga. Simplesmente isso. Se você quer da uma chance ou coisa parecida, não adianta caro leitor(a). É igual a estar apaixonado (a) saca? Se eu digo que amo aquela menina, mas ela não está nem ai pra mim, na verdade não amo, eu só prezo por ela. A amizade, assim como o amor, é mão dupla: você não pode ser amigo sozinho, a não ser que seja auto-estima, ai você é amigo de você mesmo.

Depois de já estabelecer a relação de amizade é necessário definir a distância. Se vocês ficam próximos demais, não vão poder ter liberdade um do outro e a amizade acaba por estar chiclete. Se vocês ficam distantes demais, a amizade não acaba, é algo bem pior, ela morre. Do mesmo jeito que você precisa regar uma planta, encontrar um amigo, bater um papo, é necessário. Se esse esforço não vem (de ambas as partes) a amizade talvez nunca tenha existido.

Mas como eu sei disso? Bem com o tempo algumas dessas coisas você aprende e outras você só sabe vivendo, no caso, tendo um amigo. Se eu tenho amigos? Sim eu tenho e adoro todos eles, por mais dramático isso possa ser.

Com o tempo você vai vendo que dentre esses seus amigos existem aqueles com quem você quer passar mais tempo ainda. Que você pensa quando fecha os olhos na frente de um problema, que você lembra quando vê um vídeo bobo na internet, que você imagina quando escuta uma música. Esses são os melhores amigos.

No final esses melhores amigos são os que adoçam nossa vida, e colocam cores para deixar o nosso viver menos sofrido, cada um deles com seu jeito de ser, contribuem para nos tornar mais fortes e fazer com que possamos evoluir um pouco mais, para talvez sermos capazes de dizer o que é de fato um amigo.



Ao Filósofo, Ao Ambientalista, Ao Escritor e A Arquiteta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: