27 de outubro de 2014

Descobrindo os Ácidos e as Bases




Após algum tempo sem postar,o Usina volta com uma temática simples, mas ao mesmo tempo extremamente importante em nossas vidas: ácidos e bases. Essa dupla constituem as duas funções mais importantes para toda a existência. Para demonstrar a importância deles é necessário citar antes de tudo que, as funções entre si são opostas. Ambos podem ser analisados pelo nosso próprio corpo, a língua. Desde os ambientes mais caóticos, até os locais mais inabitáveis, ambas ou pelo menos uma dessas funções se faz presente. O Usina dessa semana tem um tema duplo: Ácidos e Bases onde vamos sintetizar a ideia de cada uma dessas, de acordo com a definição dos químicos.


Ácidos


Segundo Arrhenius

              Segundo o químico sueco Arrhenius (1887), um ácido é toda substância molecular que, em solução aquosa, sofre ionização e produz como único cátion, o íon H+


Segundo Brønsted e Lowry

              O físico-químico dinamarquês Brønsted e o também físico-químico inglês Lowry propuseram independentemente a ideia de que ácido é uma substância que pode ceder prótons (íons H+).


Segundo Lewis

               Segundo a teoria de Lewis um ácido é aquela espécie química que, em qualquer meio, pode aceitar um par de elétrons. Desta forma incluem-se substâncias que se comportam como ácidos, mas não cumprem a definição de Brønsted e Lowry, sendo denominadas ácidos de Lewis.


Ácidos são estruturas completamente únicas, algumas possuem gosto azedo (embora não seja o único critério para se definir um ácido) e forte potencial corrosivo, ácidos podem ser encontrados em diferentes estados físicos, sendo os mais comuns os gasosos e líquidos.

Ácidos podem ser perigosos, usados com armas (como foram na segunda guerra mundial) mas não devem ser visto com maus olhos. Ácidos são importantes (como o nosso DNA: o ácido desoxirribonucleico e o ácido que está no nosso estômago, o ácido clorídrico), tais componentes começaram a ser estudados pelos alquimistas e só com a Arrhenius a concepção foi moldada para o pré-ambulo do que temos atualmente.

O ácido clorídrico também pode ser vendido em forma diluída, chamada de ácido muriático

Além disso ácidos podem ser medidos pelo potencial hidrogênionico (pH) menor que 7 (em que 7 é o índice neutro). A regra de acidez é inversa ao pH, se um ácido possui pH 2, ele é 10 vezes mais ácido que um ácido de pH 3 (10 elevado à (3-2) é a medição de níveis de acidez).


Os inversos dos ácidos são as bases.


Bases


Segundo Arrhenius

              Segundo o químico sueco Arrhenius (1887), um ácido é toda substância molecular que, em solução aquosa, sofre ionização e produz ânodos, o íon OH-


Segundo Brønsted e Lowry

              O físico-químico dinamarquês Brønsted e o também físico-químico inglês Lowry propuseram independentemente a ideia de que qualquer espécie química que exiba tendência para ceder elétrons (íons H+).


Segundo Lewis

               Segundo a teoria de Lewis definindo como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par eletrônico, formando ligações dativas (atualmente chamamos de ligações coordenadas).


Bases também possuem grande papel no mundo em que vivemos, em contraponto aos ácidos, a base possui sabor adstringente. Nesse momento muitos de vocês devem se perguntar: O que raios é esse sabor adstringente? eu explico:

Direto da infância de alguns...

Existe um composto chamado leite de magnésia (A base Hidróxido de Magnésio) que possui exatamente essa característica: Quando você o ingere a língua parece estar raspando o céu da boca, dificultando a deglutição, essa sensação é o sabor adstringente. o mesmo é obtido a se ingerir leite em pó ou maisena (de maneira pura, não diluída).


Explicado o sabor que as bases tem, é preciso explicar que, por ser contrário em certos sentidos não significa que não seja corrosivo como os ácidos (soda cáustica ou hidróxido de sódio, é um bom exemplo), o potencial hidrogênionico funciona de forma inversa: A escala de básicos é de 8 a 13 sendo os números menores MENOS básicos que os maiores (mas na mesma ordem de proporção)


Especificações



Uma peculiaridade da água é possuir um hidrogênio funcionando como ácido enquanto o outro funciona como base, esse processo chama-se auto ionização. É uma característica rara e que ocorre com poucas substancias (ácido acético, fluorídrico e sulfúrico).

Água...Sempre cheia de especificações

Outro aspecto interessante é a Saponificação, ao misturamos uma base forte e um éster ( o resultado da reação entre um oxiácido (acido com oxigênio em sua composição) e um álcool), estes reagem formando sabão! Geralmente os compostos usados são soda cáustica e hidróxido de potássio. Ps: a Saponificação também era usada como forma de embalsamento.



A relação mais importante para nós é a união ácido+base, assim criamos os sais ! sais são resultados da tentativa de neutralizar uma solução básica (inserindo ácidos) ou uma solução ácida (inserindo bases) o resultado é sempre um sal e moléculas de água.

É possível notar que os ácidos e as bases são extremamente importantes nosso cotidiano , de forma que é impossível imaginarmos nossas vidas sem esses componentes. Fiquem ligados para as próximas postagens dessa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: