31 de março de 2014

O universo

Não há como negar que nosso mundo é vasto: vivemos num planeta com cerca de treze mil quilômetros de diâmetro, uma área gigantesca, múltiplas paisagens e com a toda diversificação possível. Mas de onde veio tudo isso? Será que somos realmente tão grandiosos assim? O usina tenta mostrar um pouco sobre a origem do nosso universo e mostrar que o egocentrismo terrestre é uma total mentira.

Todos já devem conhecer que e perceber a história do big bang...Aquele velho papo de um ponto maciço e denso que explodiu e originou uma quantidade de matéria absurda que formou o que nós hoje chamamos de universo. Esse ponto era um agregado muito grande matéria onde não havia espaço entre as partes que compunham esse ponto, esse “embrião” do universo era tão compacto que tinha dimensão zero o que os cientistas chamam de singularidade. De fato ninguém sabe o que existiu antes desse pequeno ponto então sobram muitas idéias em relação a isso, desde o fato de que uma entidade divina tenha feito tudo (alguns acreditam que tal deus criou o big bang, já outros falam que o big bang é uma farsa).

Big bang significa grande explosão( na verdade é um termo errôneo visto que não houve explosão, já que o som não se propaga no vácuo e nem sequer o vácuo existia, e surgiu de um ponto pequeno, não sendo nem Bang e nem Big ), mas essa explosão seria da quantidade de matéria se dispersão assustadoramente, não tem nada de barulho que lembre as explosões que vemos em filmes ou em atentados que a triste raça humana estabelece. Isso por que o som não se propaga no vácuo, mas se na singularidade nem o próprio vácuo existia, ai o negócio complica e fica nítido que não houve nenhum barulho.

Na verdade singularidade é uma coisa paradoxalmente pluralizada, uma vez que várias delas existem hoje mesmo, sim andarilho, essas coisas que formaram todo o universo existem aos montes hoje nós conhecemos com outro nome: BURACOS NEGROS!

Tá, até hoje deve ser um mistério pra muitos como um buraco negro funciona, a única coisa mais comentada é que ele suga tudo. E isso acontece por causa da gravidade. Imaginem que juntássemos vários corpos celestes, centenas de milhares de Terras, por exemplo, ao fazermos isso teríamos o ponto de gravidade de cada uma unindo cada um desses planetas (graças a isso é que temos a organização dos corpos no nosso sistema solar, por exemplo) e a gravidade juntaria a massa de cada um, produzindo mais gravidade atraindo mais massa e assim vai.

No final do processo teríamos em tese uma bola gigante com um campo gravitacional grotesco, que atrairia (ou sugaria como todos chamam) tudo e a primeira coisa que ela atrairia era a si mesmo... Ele ( o buraco negro ) puxa sua massa num processo de autodestruição até a se criar um ponto, uma singularidade. Uma coisa também interessante é afirmar que um buraco negro não tem tempo, isso por que quanto maior a gravidade, mais lento o tempo passa, não entendeu? Suponha que duas pessoas que não se gostem muito estejam no espaço e uma jogue a outra em um buraco negro. A pessoa que está dentro veria o fim das eras: não haveria o colega que o empurrou, nem corpos estelares, nem nada, o universo teria simplesmente esgotado seu tempo, pois veríamos o fim dos tempos, pois enquanto um ficou um segundo no buraco negro, infinitos anos se passaram lá fora. A pessoa que estava fora por sua vez veria um corpo sendo espichado e enrolando-se no buraco negro, perdendo forma e se agregando ao próprio buraco negro. Alguns cientistas acreditam que o principio do nosso universo é simplesmente a singularidade de um buraco negro de outra dimensão, que por sua vez seria criada a partir da singularidade de outro buraco negro de outra dimensão e assim vai, a questão é que isso apenas transfere o problema que não responde o que de fato ocorreu antes do big bang. Acontece que ninguém sabe explicar o que havia antes, nem se havia tempo antes de tudo isso o que torna a pergunta ridícula, do mesmo modo que seria eu perguntar a você andarilho como você era antes de sua célula-ovo. Você simplesmente não existia e o tempo não existia para você. 

Do ponto de vista universal, temos que aquela singularidade que levou a expansão de massas originando Galáxias, com Sistemas solares e com seus devidos planetas, pra mostrar que somos tão insignificantes, compartilho essa imagem com vocês.



E como acabará o universo?
Há quem diga que as forças gravitacionais de cada corpo vão ter como fator resultante a contração e um corpo com o outro, tudo se juntara e formará um buraco negro extremamente massivo com todo o universo, formando uma singularidade. Essa é a teoria da compressão universal ou um principio chamado big crush que será explicado em outra postagem (junto com o big freeze e o big rip).

Por outro lado, pessoas defendem que essa explosão ainda não acabou e o universo está em expansão ainda, mostrando que ainda o processo ou tem duração com tendência ao infinito ou ainda está muito longe de acabar. Essa é a teoria da expasão.
Tantas dúvidas, mas percebemos uma só coisa, somos um nada no meio desse universo.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: