8 de novembro de 2015

Tromba D'agua e Tornado de Fogo

Se você achou que nada poderia ser mais assustador que um tornado, saiba que este fenômeno ainda pode se aliar com a água ou com o fogo, criando formas ainda mais desastrosas!



O que é uma tromba d'água

Eis aí uma expressão que costuma provocar uma tremenda bagunça conceitual. Vamos explicar: no sentido popular, tromba-d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. "Mas, para os cientistas, essa definição é errada. Na verdade, tromba- d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente", afirma o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). A maioria das trombas- d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte. "No Brasil, as trombas-d’água não são muito comuns. No mundo, elas aparecem com freqüência no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, onde as condições climáticas favorecem a formação de tornados oceânicos durante o ano todo", diz outro meteorologista, Wando Celso Maugeri Amorim, da Universidade de São Paulo (USP).

Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície. "Como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas", diz a meteorologista Maria Assunção da Silva Dias, também da USP. O grande problema é quando aparecem várias trombas-d’água na mesma região - ou quando uma área é afetada pela espiral e também pelas chuvas torrenciais da nuvem que a originou. Aí, sim, podem ocorrer enchentes destruidoras.




Não basta ser tornado, tem que ser tornado de fogo!

A dimensão que os desastres naturais podem tomar quando a natureza está em estado de fúria é realmente alarmante. Quando ouvimos falar em tornados comuns, aqueles produzidos com vento, isso já nos causa um temor imenso, visto que, embora seja “apenas” vento, a velocidade que o vento ganha em um tornado ocasiona uma força descomunal, que é capaz de arrancar casas do chão e arrastar pessoas.

Agora, imagine esse mesmo tornado comum que acabamos de citar, porém com a adição de um toque especial: fogo. Pois é, parece impossível, mas existem tornados de fogo, e a incidência com que eles aparecem não é tão pequena como deveria ser.

Já foram registrados diversos casos de tal fenômeno em várias regiões dos Estados Unidos, da Escócia e, claro, da Austrália, famosa por seus incidentes bizarros e animais exóticos.

Os tornados de fogo causam uma destruição absurda, isso porque além da força comum que um tornado comumente possui, os tornados de fogo consistem em uma espécie de coluna de fogo, que causa incêndios e explosões por onde passa. É difícil imaginar uma coisa tão surreal, por onde um tornado de fogo passa, o cenário é apocalíptico.

Mas como é possível um fenômeno tão peculiar se desenvolver? Na verdade a explicação é bem simples e bastante lógica: os tornados de fogo se formam quando uma massa de ar com vorticidade – que é a tendência para girar, formando redemoinhos – encontra fogo e forma-se sobre ele; quando isso ocorre, os gases aquecidos serão carregados para cima, preenchendo todo o tornado e se movimentando junto com ele. A velocidade do vento faz com que a combustão não seja perdida, mantendo a chama acesa e altamente destruidora.

Esses tornados costumam durar apenas alguns minutos, podem alcançar até 50 metros de altura e, muitas vezes, não saem do lugar. No entanto, quando saem, um intervalo de poucos minutos já é tempo o bastante para causar grandes estragos.

Em 1923, uma cidade de Tóquio sofreu com tal incidente e foram feitas diversas vítimas no ocorrido. Atualmente, ao que tudo indica, o último caso de tornado de fogo registrado foi no início de 2014, na Reserva Nacional Arsenal Rocky Mountain, que fica localizada em Denver, nos Estados Unidos. O que ocasionou esse tornado foi uma ação do corpo de bombeiros, que utilizou um lança-chamas para atear fogo em uma espécie de planta da região. Na ocasião, o fogo se alastrou e o vento forte começou a carregar as plantas incendiadas e a movimentar-se em forma circular. O tornado não durou muito tempo e não ocasionou vítimas nem grandes danos.

A natureza é extremamente misteriosa, quando pensamos que já vimos todo o seu potencial, ela se manifesta e cria algo novo e totalmente inesperado. Por isso, é preciso que tenhamos consciência e respeito ao lidar com ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: