24 de maio de 2014

O hotel coração de mãe: sempre cabe mais um!

Na luneta teremos nessa semana um vídeo sobre os hotéis. Claro que eu não surtei e a temática ainda é paradoxo. Mas o que uma coisa tem a ver com  a outra? acompanhe o vídeo a seguir:


Como você pode ver no vídeo, a criação do paradoxo do hotel, possibilitou uma explanação de infinitos maiores que outros. chega a ser paradoxal não é mesmo? ele demostra facilmente que ainda que um hotel de vagas infinitas seja preenchido com infinitos conjuntos com infinitos elementos, ele não ficaria cheio. O conceito filosófico é amplamente usado na teoria dos conjuntos numéricos. Duvida?

Você deve se lembrar da reta natural não é? nela estão os números de 0 até n ( ou seja cabem infinitos números nessa reta), posteriormente a ideia de trabalhar com unidades negativas (devido a economia, com a ideia de débito, por exemplo) fez necessário os números inteiros, agora cada um dos números naturais, exceto o zero, tinham um oposto em sinal, a reta negativa segue de -1 até -n, ou seja também é infinita.

Mas você deve concordar, meu caro andarilho. que entre 0 e 1 existem o 0,5 por exemplo, entre o 0,5 e o 0 existe o 0,25, entre o 0,25 e o zero existe o 0,125 e assim podemos continuar infinitamente! apenas entre zero e um. Logo existem infinitos números entre dois números de um conjunto infinito como a reta real.

Vale lembrar também que não é nenhum sacrifício colocar infinitas pessoas num hotel infinito, pois ainda sobram INFINITOS espaços. Resta saber agora de onde veio infinito cimento, infinitos tijolos, infinitas lampadas, portas e tudo mais. fora que se cada um abrisse a torneira da pia do seu quarto, gastaria-se, desde que não falte, infinita água! Um funcionário pra atender o penúltimo quarto teria que ir até lá e teoricamente, nunca mais voltaria! então teríamos que contratar infinitos funcionários.

Com infinitos funcionários eu também poderia morar lá e afinal todos que lá trabalhassem, lá poderiam morar. Ufa! se algo não der certo na carreira acadêmica, eu já tenho um emprego, e você também!

Paranoias a parte, o vídeo foi uma colaboração do meu amigo-irmão Nathan Carneiro Parente (Dono do Metapensamentos), Muito obrigado Aniki!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: