11 de agosto de 2014

Observações dos astros


Há coisa mais intrigante do que olhar para o céu? Contemplar todas as estrelas e ver a nossa real insignificância em relação a todo o universo? Há diversos modos de observar o céu, mas todos precisam de uma coisa: um ambiente escuro. Seja como for a forma, o que importa é ter atenção ao observar o céu. O usina essa semana encarrega-se de mostrar as diversas formas de observar o céu e ainda por cima lhe dá uma ajuda caso você viva no meio das cidades. Acompanhe-nos nas OBSERVAÇÕES DOS ASTROS.

Eu particularmente gosto de pensar e refletir em muitas coisas da vida e inclusive estou num momento bem impactante de reflexões acerca do ser e um cenário que sempre atua como complemento é o céu noturno. Geralmente, um dos meus melhores passatempos se define a uma boa música da minha banda favorita, uma boa xícara de café com leite morna, e o céu seja como for (nublado, chuvoso ou limpo). Entretanto no último caso eu também sou presenteado com um maravilhoso quadro: os milhares de corpos estelares.

Pensando nisso eu resolvi pensar em como eu poderia explicar a vocês andarilhos, a observação do céu. Para observar o céu de maneira correta é necessário muito mais do que apenas levantar a cabeça, isso porque não é qualquer ponto que é estrela e nem qualquer coisa do céu forma uma constelação. Além disso, você não vai observar muita coisa se simplesmente comprar um telescópio e instalar em casa. É preciso certo treino que só de adquire em instrumentos diferentes...

Uma obra tão linda para observar obras igualmente lindas

O primeiro meio de observação é através de uma lente que Tem diâmetro antero-posterior de aproximadamente 24,15 milímetros, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de aproximadamente 23,48 milímetros, circunferência ao equador de 75 milímetros, pesa 7,5 gramas e tem volume de 6,5 cm³. Se você jogou no Google deve ter notado a que isso se refere, sim o olho humano! A primeira observação é feita a olho nu, onde você deve se concentrar em ver a lua e as estrelas mais comuns, a estrela d’alva (Vênus), o cruzeiro do sul, as ursas maior e menor, as três marias, são constelações mais simples de serem vistas e a partir delas você pode começar a expandir sua observação. Tente observar a constelação dos signos do zodíaco e logo você estará pronto (a) para um novo instrumento auxiliar.

Não precisa abrir ele pra ver como funciona, a não ser que você queira...

O próximo passo é um instrumento que permite o aumento de resolução sem perda do senso de tridimensionalidade, estamos falando do binóculo! Com ele você será capaz de enxergar 4 satélites em torno de Júpiter, os enxames abertos M 45, M 6, M7 e M 44, as nebulosas M 42, M 8 e M 27, as galáxias M 31 e NGC 253, e as estrelas duplas Niú do Dragão, Épsilon da Lira (vêem-se neste caso só duas componentes) e a Beta do Cisne . Aqui você já vê coisas que fogem a visão normal (mas você se tornará capaz de apontá-las!), aqui você já estará num diferencial e deverá, portanto encontrar pessoas que ainda não estão usando binóculo. O ideal seria ajudá-las (transmitindo o conhecimento) e seguindo em suas observações. Vale lembrar que o próximo objeto não é de fato necessário e muitos ficam apenas no binóculo. Outra coisa é a duvida dos números de descrição para os binóculos, como 7x50, 12x60, 20x70 o primeiro de cada número significa a magnificação (aumento) e a segunda o tamanho em milímetros da lente, simples não?

A lente vermelha é usada para diminuir a aberração cromática

Para os interessados no último nível de observação existe o telescópio ele nada mais é, de forma bem esdrúxula, uma parte do binóculo a tamanhos colossais. Com ele é possível enxergar objetos realmente distantes, mas que perdem a tridimensionalidade já que apenas um olho é usado para tais observações. Outros são cada vez mais avançados como os com radiação infravermelho e os de raios-x, ainda os que captam radiofreqüência, os radiotelescópios, há ainda os que captam radiações eletromagnéticas, separando em diferente comprimentos de onda (espectrografia) e se você não está satisfeito com isso saiba que os telescópios podem ser mesclados formando uma peça ainda mais precisa em seu poder de resolução.

Muito bonito não?

Ficou curioso com as observações? Comece a observar, mas lembre-se de nunca olhar para o sol devido ao dano na visão. Se você possui pouco conhecimento, ou não possui boa visibilidade na área que está recomendo que use o stelarium, ele é um freeware que possibilita a observação do céu a qualquer ponto da terra, através do seu computador. Com ele você simula tempo, aumenta zoom, observa constelações e ainda simula superfícies de outros planetas do sistema solar. Ficou interessado?

Um ótimo objeto de estudo.

Acesse http://www.stellarium.org/pt/ e tenha um planetário em casa (embora eu prefira as observações naturais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: