23 de outubro de 2015

Ciência Viva: Vulcões e uma curiosidade


Incrementando os estudos em vulcões, que tal esse documentário do discovery?
Nele o potencial bélico dos vulcões são demonstrados, mostrando 10 armas que o vulcão dispõe. O documentário de 50 minutos é dublado e repleto de vulcões, sem dúvida imperdível!


E esse vídeo de 50 segundos é pra tirar a curiosidade que assola as mentes mais loucas (como a minha por exemplo): O que aconteceria se um corpo humano caísse dentro de um vulcão? Isso foi simulado com compostos orgânicos e o resultado é esse ai:

Como você pode ver (veja, é rapidinho e a explicação antes do vídeo tira toda a graça da coisa), existem várias coisas a se notar nesse experimento:
1 - A lava não é liquida. Você não se afoga nela, por assim dizer é algo mais próximo de ser englobado por lava;
2 - O vulcão não quer você. A pressão lá dentro é tão grande que jogar um corpo estranho para o vulcão é como jogar uma bactéria em nós, tentaremos repelir... A forma dele é jogar jatos de lava ainda mais intensos.
3 - É uma péssima forma de morrer. Ao contrário do que se pode pensar a morte não é instantânea, mesmo que se caia de barriga o processo é lento e queima o corpo por partes, até as células sensoriais serem destruídas (uma queimadura de quarto grau), vai ser muito sofrimento. Caindo de pé então é pior: você estará lucido durante o processo.
4 - Não há desintegração. Provavelmente o calor não conseguirá destruir tudo (devido ao item 2) no final a morte não será muito diferente de uma morte por carbonização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: