13 de fevereiro de 2015

Experimentos Eletromagnéticos

Para o nosso Telescópio eu trago os fantásticos vídeos do manual do mundo!
No primeiro vocês aprenderão a fazer uma brincadeira divertida em que, graças aos polos magnéticos podemos fazer os objetos imantados "voarem". Ao final do vídeos temos a explicação científica que há por trás da brincadeira. Há versões alternativas da brincadeira: Na minha infância eu pegava pedacinhos de papel e passava uma caneta na minha cabeça, o efeito é o contrário (como o papel está com carga equilibrada, a caneta carregada negativamente atrai os pedaços de papel)


Não entendeu a ideia da imagem da postagem? Graças a levitação magnética é que alguns trens de alta velocidade funcionam (esse é o esquema do trem maglev que pode atingir velocidades capazes de percorrer o trajeto atual dos trens-bala na metade do tempo).


No vídeo abaixo aprenderemos a fazer um eletroimã (um objeto que se torna imantando enquanto há um campo elétrico atuando sobre ele) O mais legal pra mim é o teste com o ferrofluido (MUITO LEGAL!!!!)


Existem muitos outros vídeos na internet com experimentos parecidos, mas esses eu achei mais práticos e interessantes (fora que o Iberê explica muito bem). Espero que tenham gostado e desenvolvam os projetos aqui mostrados (porque eu já fiz hehehehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também: